quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A importância do pré-natal

Sempre digo as minhas pacientes que o pré-natal começa antes mesmo de ocorrer à gestação, pois é nesse momento que já podemos fazer alguns diagnósticos importantes como: as infecções do tipo Rubéola, Sífilis, AIDS, Hepatite, bem como má formações uterinas ou presença de miomas que poderiam atrapalhar o desenvolvimento normal de uma gestação e até interromper o objetivo maior que é o nascimento do bebê.

Ainda pensando antes de engravidar podemos orientá-la a tomar alguns medicamentos (Ácido Fólico) que nos auxilia a prevenir má formação no sistema nervoso central.

Uma vez diagnosticado a gestação podemos então iniciar o que é mais conhecido como pré-natal; este deve ser indicado assim que suspeitar de uma gestação e o primeiro passo é a consulta com um obstetra para a verificação do peso inicial, pressão arterial e inicia-se uma série de outros exames laboratoriais para ser verificada a presença de anemia, tipo sanguíneo, diabetes e infecções; é importante ainda o pedido do exame de ultra-sonografia precoce para avaliarmos a localização do feto bem como a data da idade gestacional.

As consultas do pré-natal devem ser, no caso de uma gestação sem intercorrência, mensais até aproximadamente seis meses, quinzenais até o oitavo mês e semanal no último mês de gestação.

Não temos a pretensão aqui, de mostrar como é feito um pré-natal, temos sim, o interesse de tentar mostrar e convencer o quanto a necessidade de ser realizado, com o máximo de empenho, tudo o que o seu obstetra o determinar, pois ele é a pessoa mais indicada para o seu acompanhamento; não a sua família, não os seus amigos.

Em pacientes que não realizam o pré-natal percebemos um aumento significativo de abortos, infecções urinárias, anemia, diminuição do peso fetal, ocorrência de diabetes gestacional chegando a perdas fetais.

Portanto amigas e futuras mamães tomem a responsabilidade de que são mães desde o momento em que estão planejando uma gravidez. Respeite seu obstetra, atendendo-o em todas as orientações.

Um bom pré-natal, muitas felicidades para você e sua família.

____________________________________________________

2 comentários:

  1. verdade fazer pré-natal é muito importante para a mamãe e principalmente para o nosso filho.
    foi muito bom fazer meu pré-natal com você, gostei muito você foi muito atencioso comigo nas consultas, conversava bastante e tirava nossas duvidas...

    ResponderExcluir
  2. verdade fazer pré-natal é muito importante para a mamãe e principalmente para o nosso filho.
    foi muito bom fazer meu pré-natal com você, gostei muito você foi muito atencioso comigo nas consultas, conversava bastante e tirava nossas duvidas...

    ResponderExcluir